FERRAMENTAS LINUX: O Ubuntu 17.10 chega oficialmente com o GNOME 3.26 no Topo do Wayland com o kernel Linux 4.13

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

O Ubuntu 17.10 chega oficialmente com o GNOME 3.26 no Topo do Wayland com o kernel Linux 4.13



A primeira versão para soltar a interface do usuário Unity, ISOs de 32 bits


A Canonical anunciou hoje o lançamento do sistema operacional Ubuntu 17.10, denominado Artful Aardvark, que traz grandes mudanças ao Ubuntu Desktop, tal como o conhecemos.

Você provavelmente já conhece muitos dos novos recursos do Ubuntu 17.10 ao blogar sobre eles durante seu ciclo de desenvolvimento de seis meses. A primeira coisa que os usuários notarão ao executar o Ubuntu 17.10 é que sua amada interface de usuário da Unity desapareceu, já que foi substituída pelo ambiente de trabalho do GNOME 3.

Executando no topo do Wayland, o GNOME 3.26.1 está sendo usado como sessão padrão, tornando o sabor Ubuntu GNOME obsoleto. Isso é certo, a Canonical decidiu adotar o servidor de exibição da próxima geração do Wayland também, colocando a sessão X.Org Server no banco de trás, como um retorno para PCs cujas placas gráficas não suportam o Wayland.

"O sabor do Ubuntu GNOME foi descontinuado. Se você estiver usando o Ubuntu GNOME, você será atualizado para o Ubuntu", disse a Canonical nas notas de lançamento do Ubuntu 17.10. "Escolha a sessão do Ubuntu a partir da engrenagem na tela de login se desejar a experiência padrão do Ubuntu".

Os usuários devem simplesmente escolher a sessão "Ubuntu on Xorg" na tela de login se quiserem usar o servidor X.Org mais antigo. Falando sobre a tela de login, a Canonical teve que substituir o LightDM bonito pelo GDM do GNOME (GNOME Display Manager), que usa VT1 em vez do VT7 normal.

Os botões de controle da janela estão de volta à direita

Pela primeira vez em mais de sete anos, os botões de controle de janela estão fazendo um retorno à direita, então o Ubuntu 17.10 pode se sentir um pouco estranho quando usado pela primeira vez, especialmente se você é um usuário normal do Ubuntu e você está vindo do Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) ou o Ubuntu 16.04 LTS suportado a longo prazo (Xenial Xerus).

O Ubuntu 17.10 também traz mudanças no lado do software, pois usa o Caribou do GNOME em vez de Onboard como teclado padrão na tela e atualiza todos os aplicativos padrão para seus lançamentos mais recentes, incluindo o gerenciador de arquivos do Nautilus. O LibreOffice 5.4 é um conjunto de aplicativos padrão e o tocador de música Rhythmbox usa uma interface de usuário alternativa.

Além disso, o log do sistema foi substituído pelos logs do GNOME para visualizar logs do journal systemd. O suporte de impressão sem driver apresentado no início deste ano no Ubuntu 17.04 foi estendido para oferecer suporte a dispositivos Wi-Fi Direct e Mopria além das impressoras IPP Everywhere e Apple AirPrint.

Por dentro  do Ubuntu 17.10

Dando uma olhada sob o capô do sistema operacional Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), podemos notar que ele administra o kernel Linux 4.13 mais recente, usa a pilha Python 3.6 por padrão, pois o Python 2 saiu da instalação padrão e o GCC 7 é compilador padrão. A nova pilha gráfica Mesa 17.2 também está presente para jogos.

Quanto ao Ubuntu Server, a Canonical atualizou vários componentes principais para seus lançamentos mais recentes. Estes incluem QEMU 2.10, libvirt 3.6, DPDK 17.05.2, Open vSwitch 2.8, cloud-init 17.1, curtin 0.1.0 ~ bzr519-0ubuntu1, Samba 4.6.7 e um novo Bind9 KSK (Key Signing Key) que foi publicado em 11 de julho de 2017.

Por último, mas não menos importante, o Ubuntu 17.10 é o primeiro lançamento do sistema operacional a não oferecer imagens de instalação de 32 bits, embora o resto dos sabores oficiais tenha decidido mantê-los. Portanto, o Ubuntu 17.10 só pode ser instalado em sistemas de 64 bits e você pode baixar a imagem Live ISO agora mesmo .

Os usuários existentes podem atualizar agora de uma versão suportada, Ubuntu 16.04 LTS ou Ubuntu 17.04. Preparamos um tutorial detalhado para aqueles que irão atualizar do Ubuntu 17.04 para o Ubuntu 17.10 para facilitar a migração da Unity para o GNOME 3, mas observe que o Ubuntu 17.10 será suportado por apenas nove meses, até julho de 2018 .


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário