FERRAMENTAS LINUX: KaOS - Uma distribuição moderna, bela e leve do KDE

terça-feira, 28 de novembro de 2017

KaOS - Uma distribuição moderna, bela e leve do KDE




Conheça o KaOS!!


Há mil e uma distribuições para escolher se você estiver procurando mudar para uma nova distro do Linux, mas nem todos os SOs são criados iguais.

Nem todas as distros podem fornecer um fluxo de trabalho consistente, mas o KaOS pode; E se você não usou este Sistema Operacional antes, então leia para que eu possa dizer o porquê.

O KaOS é uma distro de Linux moderna, de código aberto, lindamente projetada, QT e KDE. É uma versão contínua que vem com o KDE Plasma como Ambiente de Trabalho padrão, usa o Pacman como seu gerenciador de pacotes e possui um repositório de estrutura de 3 grupos no GitHub

Um pouco de História

O KaOS foi lançado pela primeira vez em 2013 como uma distro independente, ou seja, não se baseia em nenhuma outra distribuição. Ele adotou a tecnologia KDE e desde então se concentrou em fornecer conteúdo com melhor qualidade aos seus usuários ao longo dos anos.

Um exemplo típico é a escolha do gerenciador de pacotes. Pacman foi escolhido para que os usuários da KaOS possam facilmente criar, ajustar e manter os PKGBUILDs escritos especificamente para o KaOS .

No que diz respeito à sua estrutura de repositório  é de 3 grupos:

" Core " contém os pacotes que o sistema requer para inicializar.
" Principal " contém as bibliotecas necessárias do sistema, drivers extras e firmware.
" Apps " contém os aplicativos, ferramentas e pacotes visíveis no sistema.

O fato de ser um lançamento progressivo significa que você nunca precisará se preocupar com futuras atualizações no momento em que você tiver uma versão instalada, como no caso do Ubuntu e outros, onde você precisaria considerar se deve executar uma instalação limpa de outra " versão principal "ou não.

O KaOS sempre recebe atualizações na forma de mudanças menores (por exemplo, correções de bugs) e mudanças importantes (novos recursos, aplicativos e suporte ao driver).

De acordo com o site oficial,  KaOS ,

Fez a escolha de usar o kernel do Linux como base (...). Após essa escolha, o melhor gerenciador de pacotes disponíveis, a forma mais flexível de criação de pacotes, a manutenção do depósito é pacman / makepkg para uma distorção como  oKaOS.

Quanto ao Ambiente de Trabalho, nunca haverá uma mudança, seja Linux ou Illumos, o KDE Plasma será a escolha, Qt o Toolkit.

Com essas escolhas, o pacote de abril de 2013 para esta distribuição independente foi iniciado. O KaOS é uma compilação a partir da distribuição do zero, cada pacote em cada repositório é compilado por e para o KaOS.

Para mostrar o quanto de uma idéia legal, o projeto KaOS foi mesmo quando começou, o objetivo inicial de cerca de 1500 pacotes foi alcançado até o final de julho de 2013.

Saiba mais sobre KaOS na sua página About .

Principais recursos em KaOS


  • O KaOS  está aberto para o mundo fazer o download gratuitamente.
  • Você pode contribuir com o código-fonte no  GitHub onde você pode acessar seus pacotes de papel de parede, módulos de usuário, assistente de configuração, etc.
  • Uma documentação on-line abrangente   com informações sobre as ferramentas e pacotes incluídos no sistema operacional.
  • Uma comunidade on - line onde você pode obter suporte para usar KaOS , bem como discutir com outros usuários.
  • Uma página de notícias para acompanhar os últimos movimentos que o KaOS dev team está fazendo.
  • Pacman pacote gerente.
  • KDE e QT focados em todos os pacotes criados especificamente para o KaOS.
  • Ambiente de trabalho Plasma 5.
  • Elisa Music player.
  • IsoWriter para fazer unidades flash inicializáveis.
  • App do firewall Nomad.
  • Reprodução multimídia para mp3 e uma série de vários outros formatos de mídia.
  • Clamares Installer.
  • Interface de usuário e personalização


O KaOS geralmente é fornecido com a versão mais recente do Plasma Desktop ( Plasma 5 no momento da escrita) que sugere automaticamente uma UI linda e personalizável, pois possui todos os recursos que o popular ambiente de trabalho tem para oferecer.

Seu tema padrão é o Midna , e os usuários podem optar pela versão mais escura, a Midna Dark . Também possui configurações e widgets incorporados com os quais você muda o tema do sistema, ícones, cores, efeitos de animação, estilos de aplicativos e bordas da tela.

Você pode mover a doca para diferentes posições, ocultar ícones e colocar Plasmoids (Widgets na área de trabalho Plasma) para fazer com que sua área de trabalho pareça e se sinta mais caseira.

Basicamente, se você está procurando uma distro confiável, leve e personalizável, a KaOS é uma das suas melhores escolhas.

Aplicativos padrão do KaOS

Assim como se poderia esperar, o KaOS usa aplicativos QT e KDE.

Ele é fornecido com o conjunto de aplicativos do Office Calligra de KDE - um spin-off do KOffice que usa o formato OpenDocument como seu formato de arquivo padrão. O pacote do escritório contém uma série de aplicativos que você pode usar para criar e gerenciar notas, planilhas, desenhos, fluxogramas, bancos de dados etc.

Ele também é fornecido com o navegador da Web Qupzilla, o gerenciador de arquivos Dolphin, o visor de documentos Okular, o gravador de tela simples, o SUSE Studio Imagewriter, o leitor de Clementine, além do reprodutor multimídia e o Media Player e o gerenciador Pacman com o Otoptopi como GUI.

O Pacman facilita a instalação de aplicativos, pois tudo que você precisa fazer é inserir texto na caixa de pesquisa, localize o aplicativo que deseja, aperte o botão de confirmação verde e selecione sim para autenticar sua instalação.

Lembre-se de você, todos os aplicativos disponíveis para o KaOS foram ativamente desenvolvidos por uma equipe de desenvolvimento especificamente para o sistema operacional para que você não precise se preocupar com problemas de compatibilidade e o que não.

Instalação do sistema operacional KaOS

Instalar o KaOS é bastante direto e se você instalou outras distros do Linux antes que o processo seja uma brisa.

Você precisará de uma unidade flash com um mínimo de 4 GB de espaço de armazenamento e você pode torná-lo inicializável com qualquer um dos escritores de imagem ISO que publicamos aqui antes, incluindo o WoeUSB , o ISO Image Writer , o Fedora Media Writer e o Etcher .

Depois de tornar sua unidade flash inicializável com KaOS ISO Image, você pode tentar experimentar seu modo ao vivo antes de instalar em sua estação de trabalho.

A imagem KaOS ISO também está disponível para download em diferentes métodos, incluindo ISO direto e torrent da página de downloads. Basta seguir o botão abaixo:







Em última análise, o KaOS é responsivo, focado, customizável e elegante; especialmente porque ele possui uma das melhores performances do KDE.

Como uma distro independente do KDE, ele abriga o desktop Plasma - e, juntamente com o foco nas aplicações QT e KDE, é fácil para os iniciantes do mundo distro Linux e os usuários pro funcionam e personalizam de forma eficiente.

Qual é a sua opinião sobre o projeto? E você conhece outros que devemos tentar? Compartilhe seus pensamentos e experiências conosco na seção de comentários abaixo.


Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário