FERRAMENTAS LINUX: O KDE Plasma 5.10 entra no beta com o suporte Snap e Flatpak e visualização de pasta por padrão.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

O KDE Plasma 5.10 entra no beta com o suporte Snap e Flatpak e visualização de pasta por padrão.



Melhora o suporte à tela sensível ao toque e a integração com Wayland



Como prometido, hoje o Projeto KDE teve o prazer de anunciar o lançamento do marco Beta do próximo ambiente de desktop KDE Plasma 5.10 para sistemas operacionais GNU / Linux.

Nós demos a você uma rápida visualização de seus novos recursos na semana passada , mas agora teremos um olhar mais detalhado sobre as principais mudanças do KDE Plasma 5.10. Em primeiro lugar, uma nova versão do gerenciador de pacotes do Plasma Discover está incluída no KDE Plasma 5.10 com suporte para pacotes Snap e Flatpak.

"O suporte para os novos formatos de pacote de pacote foi implementado.Centro de software Discover ganhou backends para Flatpak e Snappy.O novo plugin xdg-desktop-portal-kde adicionou a integração do KDE em aplicativos empacotados Flatpak", lê as notas de versão.

Também é novo no Plasma Discover o suporte ao Open Desktop Ratings Service (ODRS) do GNOME para comentários e comentários de aplicativos do KDE, que substitui o antigo concurso de popularidade do Ubuntu. O Gerenciador de Tarefas também foi aprimorado e agora permite que os usuários agrupem e desagrupem aplicativos usando o clique do meio do mouse.

Folder View é agora o novo desktop padrão

A habilitação do Folder View como o desktop padrão no KDE Plasma 5.10 é algo que a maioria dos fãs do KDE sabe desde o início de março, mas é finalmente aqui com sua funcionalidade de carregamento de mola (veja o GIF abaixo para vê-lo em ação) , Melhor comportamento do mouse, redesenhado renomear interface, unificado drop menu.

O Folder View também viu melhorias de desempenho maciças e parece que agora permite que os usuários redimensionem widgets na área de trabalho apenas arrastando as bordas e movendo-os com Alt + clique com o botão esquerdo. Mas existem muitos outros aprimoramentos, como o melhor histórico de botões anteriores, localização clicável nos títulos e Desfazer o suporte a atalhos.

O KDE Plasma 5.10 possui um novo módulo Plymouth Splash Screen nas Configurações do Sistema que lhe permite escolher o seu boot de boot Plymouth favorito para o sistema operacional, bem como acessar novos. Suporte para telas sensíveis ao toque tem muito melhor também, apoiando o teclado virtual embutido no bloqueio e telas de login.

Os gestos de deslocamento de borda de toque agora são suportados, permitindo que os usuários exibam painéis de esconderijo automático e a borda da tela esquerda agora é padrão para a alternância de janelas. Um monte de trabalho também vai para o portar do KDE Plasma para a próxima geração do servidor de exibição Wayland, mas ainda não está pronto para uso em produção.

As melhorias mais recentes do Wayland incluem a capacidade do gerenciador de janelas KWin para suportar o dimensionamento de telas por diferentes níveis em configurações com um monitor HiDPI e uma tela DPI normal e melhor suporte de layout de teclado com um novo alternador de layout no systray, Comutação de layout baseada em políticas e uma interface IPC.

Mas o KDE Plasma 5.10 vem com mudanças ainda mais pequenas mas importantes, entre elas podemos mencionar a capacidade de controlar a mídia a partir da tela de bloqueio, suporte para pausar música em suspensão, melhores diálogos de senha para autenticação de rede, sugestões de instalação de aplicativos no KRunner e muito mais Mais que você terá que descobrir a si mesmo.

O KDE Plasma 5.10 Beta (5.9.95) está agora disponível para testes públicos, mas não estará disponível nos repositórios de software da sua distribuição GNU / Linux preferida. A versão final está prevista para o final do mês, no dia 30, e só então os fãs do KDE poderão atualizar seus desktops modernos para a nova versão. Confira o changelog completo para mais detalhes e a galeria de tela abaixo.











Fonte


Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário