FERRAMENTAS LINUX: O App de publicação open-source Scribus 1.5.3 foi lançado com novos recursos.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

O App de publicação open-source Scribus 1.5.3 foi lançado com novos recursos.





Uma versão de desenvolvimento para Scribus 1.6.0.



O caminho para a maior série estável Scribus 1.6.0 do software de editoração de código aberto e multiplataforma continua hoje com o lançamento do terceiro marco, o Scribus 1.5.3.

O Scribus 1.5.3 ocorre aproximadamente um ano após a versão anterior, ou seja, Scribus 1.5.2, e adiciona uma série de novos recursos e melhorias. Por estar testando há tanto tempo, a equipe do Scribus considera esta compilação pronta para algum trabalho de produção, mas avisa os usuários de terem cuidado para que ainda seja considerado um lançamento de desenvolvimento.

"Além de ser um marco em termos de características tipográficas, a Scribus Team está convencida de que 1.5.3 tornou-se estável o suficiente para ser usado em novos fluxos de trabalho e documentos de forma semelhante à transição de 1.3.3.x para 1.4. 0 após o lançamento da versão 1.3.6. No entanto, deve-se ter cuidado, porque esta ainda é uma versão de desenvolvimento ", leia o anúncio .

O que há de novo no Scribus 1.5.3

Entre as maiores mudanças implementadas no Scribus 1.5.3, podemos citar a reescrita do mecanismo de layout de texto para suportar scripts complexos, como para idiomas tailandeses, árabes ou hindus, mas também para fornecer acesso a funcionalidades OpenType avançadas, como glifos e ligaduras alternativos .

Um total de 500 idiomas e / ou scripts agora são suportados no Scribus e a nova versão torna a renderização de texto e a digitação na tela muito mais rápida do que antes, implementa a visualização de fonte nos seletores de fontes e remove a aba "Texto" na paleta Propriedades , Tornando-o disponível como uma paleta de UI separada.

O Scribus 1.5.3 também melhora a cópia / colagem de objetos para ou de arquivos que contêm paletas de cores enormes, adiciona um filtro de importação para permitir que os usuários importem os formatos de arquivo KRA da Krita e faça uso do padrão XDG para arquivos de configuração, movendo assim o diretório de preferências Para ~ / .config / scribus / em vez de ~ / .scribus /.

Além disso, ele atualiza a paleta de cores "Wikipedia RAL Classic", adiciona suporte para o Qt 5.5 ou posterior, implementa um novo script chamado "Legenda" para adicionar um quadro de texto a um quadro de imagem, suporta exibição de valores de cor como dicas de ferramentas em cores Seletores e adiciona pacotes harfbuzz, harfbuzz-icu e libicu como novas dependências.

O Scribus 1.5.3 está disponível para download agora mesmo como tarball de origem, se você gosta de compilá-lo em sua distribuição GNU / Linux favorita, mas também pode pegar os binários do MacOS e do Microsoft Windows se você deseja instalá-lo em seu pessoal computadores. Confira o changelog abaixo para obter mais detalhes sobre o que há de novo.

Changelog


Alterações 

 mais importantes A mudança mais importante não é imediatamente visível, ou seja, um mecanismo de layout de texto completamente reescrito, que oferece suporte a scripts complexos como árabe, hindi ou tailandês, além de fornecer acesso a recursos avançados do OpenType, como ligaduras e glifos alternativos. 
 No total, cerca de 500 idiomas e / ou scripts são suportados. Por favor, note que, a partir da versão 1.5.3, Scribus deve renderizar esses diversos sistemas de escrita, que ainda precisam de testes completos por aqueles que estão familiarizados com eles. 
 Escrever na tela e renderização de texto em geral tornou-se muito mais rápido. 
 As visualizações de fontes já estão disponíveis em seletores de fontes. 
 A aba "Texto" foi removida da paleta Propriedades e agora é uma paleta de UI separada. 
 O desempenho de copiar e colar objetos em / para / para arquivos com enormes paletas de cores foi amplamente melhorado. 
 Foi adicionado um filtro de importação para o formato KRA da Krita. 
 O Scribus agora segue o padrão XDG para arquivos de configuração. Portanto, o diretório de preferências do Scribus foi movido de ~ / .scribus para uma nova localização padrão: ~ / .config / scribus / Os 
 seletores de cores exibem os valores das cores como uma dica de ferramenta. 
 Um problema de longa data com a opção de lançamento de um programa externo de edição de imagem foi resolvido. Até a versão 1.5.3, era necessário fechar manualmente o programa externo antes que ele pudesse ser iniciado novamente no Scribus. Isso não é mais necessário. 
 A paleta de cores "Wikipedia RAL Classic" foi atualizada, desta vez usando o Wikipedia ' S valores de cor de LAB. 
 Foi incluído um script chamado "Legenda", que adiciona um quadro de texto a um quadro de imagem, com base nas proporções do último. 
 Os scripts "Autoquote" agora suportam guillemets invertidos através do parâmetro "de-g". 
 As melhorias de código foram feitas com base nas recomendações de usar a ferramenta de verificação Coverity (https://scan.coverity.com/) e a ferramenta "clazy" (https://github.com/KDE/clazy). Essas mudanças melhoraram a eficiência, eliminaram erros e melhoraram a segurança. 
 Inúmeros erros, principalmente introduzidos com os novos recursos em 1.5.x, foram corrigidos. Para obter detalhes, veja o 1.5.3svn changelog (https://bugs.scribus.net/changelog_page.php?version_id=102) 

Novas dependências 

 A partir da versão 1.5.3, A versão Qt mínima para compilar o programa é 5.5. 
 Harfbuzz, harfbuzz-icu e libicu, bem como os pacotes de desenvolvimento relacionados são agora necessários. 

Advertências 

 Algumas características recentemente introduzidas, como notas de rodapé, não pode funcionar como desejado, pelo menos não ainda. 
 O formato do arquivo pode sofrer algumas alterações entre a versão atual e 1.6.0, por isso aconselhamos cautela quando se trata de fluxos de trabalho que usam geração ou análise automática de documentos. 
 Os sistemas de escrita vertical não são suportados por enquanto, mas o suporte será adicionado em uma versão posterior. 
 A Ajuda Online não foi completamente atualizada e não será até a versão final 1.6.0. Advertências Algumas características recentemente introduzidas, como notas de rodapé, não pode funcionar como desejado, pelo menos não ainda. O formato do arquivo pode sofrer algumas alterações entre a versão atual e 1.6.0, por isso aconselhamos cautela quando se trata de fluxos de trabalho que usam geração ou análise automática de documentos. Os sistemas de escrita vertical não são suportados por enquanto, mas o suporte será adicionado em uma versão posterior. A Ajuda Online não foi completamente atualizada e não será até a versão final 1.6.0. Advertências Algumas características recentemente introduzidas, como notas de rodapé, não pode funcionar como desejado, pelo menos não ainda. O formato do arquivo pode sofrer algumas alterações entre a versão atual e 1.6.0, por isso aconselhamos cautela quando se trata de fluxos de trabalho que usam geração ou análise automática de documentos. Os sistemas de escrita vertical não são suportados por enquanto, mas o suporte será adicionado em uma versão posterior. A Ajuda Online não foi completamente atualizada e não será até a versão final 1.6.0. Por isso aconselhamos cautela quando se trata de fluxos de trabalho que usam geração ou análise automática de documentos. Os sistemas de escrita vertical não são suportados por enquanto, mas o suporte será adicionado em uma versão posterior. A Ajuda Online não foi completamente atualizada e não será até a versão final 1.6.0. Por isso aconselhamos cautela quando se trata de fluxos de trabalho que usam geração ou análise automática de documentos. Os sistemas de escrita vertical não são suportados por enquanto, mas o suporte será adicionado em uma versão posterior. A Ajuda Online não foi completamente atualizada e não será até a versão final 1.6.0.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário