FERRAMENTAS LINUX: A Canonical vai parar de desenvolver o Unity 8, o Ubuntu 18,04 LTS embarca com o GNOME Desktop.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

A Canonical vai parar de desenvolver o Unity 8, o Ubuntu 18,04 LTS embarca com o GNOME Desktop.



Ubuntu Phone e planos de convergência são colocados em espera.



O seguinte pode soar como uma piada de April Fools, mas parece que o fundador da Canonical e do Ubuntu Mark Shuttleworth acaba de anunciar há alguns minutos que a empresa pararia de desenvolver a interface Unity 8 e terminaria seus planos de convergência.

Se a memória lembrar, no ano passado, durante um evento Ubuntu Online Summit, Mark Shuttleworth disse que uma pequena equipe de desenvolvedores do Ubuntu desenvolveria e testaria o próximo ambiente de desktop Unity 8 para desktop, e se eles acharem tão confiável como Unity 7 nos dias de hoje, Então, e só então, ele se tornará o padrão para futuras versões do Ubuntu Linux.

Durante estes últimos meses, Unity 8 não foi muito bem recebido pela comunidade Ubuntu, e sua cobertura na mídia foi quase inexistente. Pessoalmente, eu não poderia nem tentar a Unidade 8 sessão que está disponível como uma prévia no Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) lançamento em qualquer um dos meus computadores. No entanto, Unity 8 mostrou ser bastante inovador no Ubuntu Phone / Tablet dispositivos.

Mas as coisas nem sempre vão como planejadas, e agora parece que a Canonical vai parar de investir na Unity 8, assim como no Ubuntu Phone e Ubuntu Convergence. "Estou escrevendo para que você saiba que vamos terminar o nosso investimento em Unity8, o escudo do telefone e de convergência. Vamos mudar nosso padrão de desktop Ubuntu volta para GNOME do Ubuntu 18.04 LTS", disse Mark Shuttleworth hoje no anúncio .

Voltando às raízes

Sim, você está lendo direito, e estamos tão chocados quanto você. Ubuntu 18.04 LTS, a próxima versão de suporte a longo prazo do popular sistema operacional Ubuntu está sendo enviada com o ambiente de trabalho do GNOME em vez de Unity 7. É verdade que o Unity 7, baseado na GNOME Stack, sempre foi um ou dois passos atrás O desenvolvimento do desktop GNOME, e sempre oferecia aos usuários um gerenciador de arquivos muito antigo do Nautilus.

As coisas mudaram a este respeito agora, e o próximo sistema operacional Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) conterá muitos dos componentes do recém-lançado GNOME 3.24 Stack, embora o Nautilus ainda seja mantido no ramo 3.20.x devido às óbvias incompatibilidades com O desktop Ubunty 7. A mudança para a área de trabalho do GNOME pode ser feita logo após o lançamento do Ubuntu 17.04 em 13 de abril de 2017.

Unity 8 ea visão de Convergência do Ubuntu não são mais o futuro da computação que o fundador da Canonical e Ubuntu já pensou que era. "Eu estava errado em ambas as contagens", revela Mark Shuttleworth. "Na comunidade, nossos esforços foram vistos fragmentação não inovação ea indústria não se reuniu à possibilidade, em vez de tomar uma abordagem" melhor o diabo você sabe "para aqueles fatores de forma, ou investir em plataformas caseiras.

A partir daqui, a Canonical concentrará seus esforços nas nuvens (OpenStack, LXD, Kubernetes, Juju, MAAS, BootStack) e IoT (Internet das Coisas), já que o Ubuntu Linux parece ser o sistema operacional mais usado em infraestruturas de nuvem públicas e privadas . As tecnologias Snappy também serão desenvolvidas, por enquanto, pois têm uma comunidade forte e trazem receita para as portas da Canonical.

Fonte

Até  a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário