FERRAMENTAS LINUX: Nio MWC 2016 um Robô alimentado por Snappy Ubuntu core joga Futebol

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Nio MWC 2016 um Robô alimentado por Snappy Ubuntu core joga Futebol










O Mobile World Congress de 2016 que ocorreu em Barcelona não tratou apenas sobre Internet das Coisas, Ubuntu touch ou o serviço de nuves da Canonical. Mas também sobre um pequeno robô alimentado por Snappy Ubuntu Core que ganhou destaque no evento por jogar futebol e despertou a atenção de muitos.

Robôs alimentados com ajuda do Ubuntu Core tiveram destaque há algum tempo, mas nenhum deles ainda tinha se aproximado de uma aparência humanoide. Agora, alguém construiu ou adaptou um pequeno robô para usar o Snappy Ubuntu Core e deixou o pequeno solto na MWC em Barcelona.


Nós estamos acostumados a visualizar o Ubuntu como sistema operacional para ramos específicos, como Pcs, servidores, laptops etc, mas o mesmo vem provando que pode fazer muito mais que isso. O objetivo da Canonical é que o Ubuntu possa fazer praticamente qualquer coisa em dispositivos que possam rodar um sistema operacional e, na verdade, o Ubuntu vem fazer um ótimo trabalho nessa direção.

Esse robô é alimentado por Ubuntu Core


O pequeno robô que aparece no vídeo abaixo é o exemplo perfeito de um dispositivo de Internet das Coisas, mesmo porque não foi destinado a um propósito preciso, mas ele está conectado à rede e é alimentado por um sistema operacional, neste caso, o Ubuntu. O robô é capaz de controlar a bola com a ajuda de um aplicativo que foi instalado através do Ubuntu Core.



Veja o que Marco Ceppi, desenvolvedor do Ubuntu, explicou no Google+:

"Robô construído com Ubuntu Core em seu coração. Utilizando Snappy, ele possui alguns aplicativos em execução que o ajuda a rastrear um objeto (a bola vermelha) e jogar futebol! Além disso, programado para dar um mergulho quando necessário."

Este pequeno robô é apenas uma amostra do que teremos em breve. Tanto a indústria de Internet das Coisas como Snappy Ubuntu Core ainda são jovens e estão começando a trilhar um caminho muito interessante. Não está claro o que vai acontecer com toda a inovação da Internet das Coisas que temos visto ultimamente, mas definitivamente o Ubuntu faz parte dela.
Só para completar, o robô é chamado de Robotis OP2 e pode-se encontrar mais detalhes sobre o mesmo no robotis.com.

Fonte

Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário