FERRAMENTAS LINUX: O Linux nunca teve uma chance melhor para bater o Windows

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Linux nunca teve uma chance melhor para bater o Windows








Adaptação do Softpédia


A principal característica agora é de privacidade e não de segurança

Windows 10 saiu e todo mundo está falando sobre isso. É claro que a Microsoft fez algo certo para uma mudança e que a mais recente versão do sistema operacional é melhor do que as versões anteriores. Esta é realmente uma coisa boa.

O que não é bom sobre isso é o fato de que o Windows 10 coleta grande quantidade de dados sobre o seu PC e seu usuário, e a maioria dos meios de comunicação parecem pensar que está tudo bem e que é apenas uma evolução do sistema operacional. Da perspectiva do autor é apenas mais um motivo para migrar para o Linux.

Muitos jornalistas têm tratado o Windows 10 com muita suavidade, para dizer o mínimo. Muitos têm dito que o Windows 10 não recolhe muitos de seus dados, mas até ai esta tudo bem, porque os outros estão fazendo isso também e os dedos apontados para o Google ou o Facebook. Só porque os outros estão fazendo isso não quer dizer que está tudo bem para todos os envolvidos. É interessante ver como em apenas alguns anos, nós deixamos de ser apreensivo sobre o compartilhamento de nossos dados pessoais on-line para chamá-lo uma evolução.

Há tantas coisas que enviam informações a partir do Windows 10, que irão demorar algum tempo para parar todos eles. A Microsoft recolhe uma tonelada de dados sobre você como usuário e não apenas sobre o seu computador. Coisas como a localização, preferências e até mesmo contatos estão sendo coletadas e enviadas por padrão, se você não desabilitá-los. Mesmo com tudo desabilitado é difícil determinar se alguma coisa está acontecendo.

Eu  (o autor) devo deixar uma coisa bem clara.  Não há nada errado com a Microsoft realizar a coleta de todos esses dados. Eles admitem fazê-lo e parecem ser muito acessíveis com tudo. No fim das contas é a escolha do usuário e se eles querem ser uma parte do maior ecossistema do Windows, que, aparentemente necessita de  uma grande quantidade de dados do usuário para trabalhar, então não há problema.

Como um exemplo Cortana

Este é apenas um trecho do site da Microsoft. Não é uma interpretação é apenas uma citação. Nós não estamos julgando, mas isso é o que realmente acontece. Se você quiser saber mais basta visitar Cortana, Pesquisa, e Privacidade: FAQ.

“Quando você usa Cortana a Microsoft coleta e usa suas informações, incluindo as informações do dispositivo de localização e histórico de localização, contatos (Pessoas), a entrada de voz, histórico de pesquisas, detalhes do calendário, conteúdo e histórico de comunicação de mensagens e aplicativos, e outras informações em seu dispositivo. Em Microsoft Edge, Cortana coleta e usa seu histórico de navegação”.

Linux como um exemplo

Tenho apenas dois problemas, e nenhum deles é com a do Windows 10. Um deles tem a ver com a mídia que faz toda essa coleta de dados, ainda que juridicamente vinculativo, sinta como se fosse a coisa mais natural do mundo. Por favor pare de dizer que esta OK recolher informações e que todo mundo está fazendo isso. Linux não está fazendo tal tipo de coisa e ele não precisa disso.

O segundo problema que tenho é sobre a comunidade Linux, o que não é coerente com as suas críticas. Parafraseando o Coringa, a Microsoft está reunindo todos os bits de dados a partir do Windows 10 e não há morcegos de olho, Ubuntu envia algumas consultas de pesquisa para a Amazon e todos estão perdendo o foco.

Linux como uma alternativa

Uma das declarações que estavam circulando na rede foi de que o Linux perdeu uma boa chance de brilhar quando o Windows 8 acabou por ser um fracasso. Bem, eu lhe digo que o Linux nunca teve uma chance melhor do que agora. Ele fornece a proteção da privacidade e nunca irá coletar dados sobre você ou seu PC. Sistemas Linux nunca irão precisar de seus dados para obter um melhor desempenho. Linux já está a fazendo quase tudo melhor do que ninguém.


Uma linha muito clara está sendo desenhado agora. Windows está optando claramente a utilizar mais componentes on-line em sua funcionalidade interna e Linux está indo para a privacidade. Quando você adiciona o componente de segurança para esta equação, você só pode obter uma resposta.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário