FERRAMENTAS LINUX: Laboratórios com Linux Mint

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Laboratórios com Linux Mint


É para se orgulhar!

O Linux Mint passou a ser o sistema operacional em centros de informática em escolas brasileiras no município de Senador Canedo em Goiânia.





O Linux Mint agora é usado nas aulas de informática em município brasileiro.





A Secretaria Municipal de Senador Canedo (GO), através de sua gerência de T.I está reativando e ampliando os seus laboratórios de informática. Esses laboratórios possuem em sua maioria equipamentos do PROINFO, sendo que muitos estavam inutilizados devido a falta de peças e em muitos casos os equipamentos eram em quantidade insuficiente para fazer o atendimento de uma única turma por vez e com isso em abril de 2015 iniciou-se o projeto de reativação e ampliação dos laboratórios.

                                          Laboratório de informática  Escola Walderico Nery Blamires


As máquinas do PROINFO usam a Distribuição Linux Educacional , no caso da escola a distribuição era o Linux educacional 5.0 A Equipe de TI após testar e analisar concluiu que eles deveriam usar uma distro GNU/Linux que fosse mais intuitiva e que tivesse estabilidade e desempenho satisfatórios (isso não acontece no LE), pois todos as creches e escolas seriam usuários vindos do Windows e o impacto negativos desse primeiro contato deveriam ser minimizados.

                                                                          Linux Educacional 5.0

O que acontece é que o Linux Educacional 5 (LE 5) não é ruim, mas o Gnome 3 causava um certo desconforto principalmente para quem veio do Windows e era iniciante no Linux e também precisavam acabar com o mito de que o Linux é de difícil aprendizagem.


                                                                        Escola Deoclides Alves dos Santos

Para resolver isso eles chegaram a conclusão de que o Linux Mint 17.1 com o ambiente Cinnamon conseguiria atender perfeitamente as necessidades das escolas .
Eles instalaram no Linux Mint os mesmos programas que eram usados pelo LE 5 e mais alguns outros como o  Aplicativo Desenvolvido pelo Professor Raimundo Alder Guimarães em Manaus-AM, foram adicionados ainda softwares de edição de vídeo Pitivi e Kino, para uso do Projeto Casa da Árvore, programas de captura de tela Kazam para produção de video aulas, foi adicionado o software Ofris que faz o congelamento das configurações do computador, semelhante ao Freeze no LE5, dentre vários outros.

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Senador Canedo realizou a contratação do Software Portal Educacional da empresa Positivo Informática,  que disponibiliza para seus clientes a solução Aprende Brasil Ebox que seria uma pequena parte offline de seu Portal Educacional, este teve sua implantação realizada também de forma satisfatória devido a adoção do Linux Mint uma vez que o mesmo já possui Java e flash embarcados.

Os primeiros resultados observado com os professores foram excelentes, muitos alegaram que não tiveram dificuldades no uso pois o sistema estava muito organizado e bastante parecido com o que eles já conheciam, outros perguntar qual distro Linux foi usada pois queriam instalar ele em seus computadores e assim ficariam legais ate à legislação brasileira. Foi disponibilizado para alguns professores uma apostila do BrOffice  em formato digital, produzida pelo CDTC, para que assim pudessem estudar e se qualificar no uso do LibreOffice haja vista que as duas suítes Office são extremamente semelhantes.  

O Linux Mint foi remasterizado usando o Remastersys, para que  a instalações  fossem mais rápida e no final  todos os computadores ficassem padronizados incluindo-se papéis de parede com fotos da cidade.


Com a adoção do Linux Mint foi possível reviver alguns computadores com configurações mais modestas com processadores Celeron Socket 478 com 1.6 Ghz de clock, 1 GB de ram DDR e 20 GB de HD e ter um desempenho satisfatório.
Nota do Blog

Como um usuário que é apaixonado pelo Linux  fico muito feliz em poder ter escrito esse post para vocês,. Como já usei Linux Educacional pra ensinar Linux nas escolas afirmo que ele mais atrapalha do que realmente ajuda, ainda mais para quem nunca mexeu em uma distro Linux e esta´tendo seu primeiro contado usando o LE.
E distros como Ubuntu e Mint são melhores para sem usadas tanto pelos professores quanto pelos alunos, e são ótimas para serem usadas por quem, nunca usou o Linux.
Parabéns para pela Prefeirura de Senador Canedo pelas ótima escolha.e  também ao Wilter Porto, que é um dos responsáveis pelo projeto.
Torço que esse Post sirva de exemplo para as que outras prefeituras migrem do Linux Educacional para Distros mais fáceis de usar como o Ubuntu ou o Mint .
Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário